Ano Letivo 2016

CAPA-01

Novas perspectivas

O que é educar para você? Há 30 anos, o Colégio Nacional cultiva um espírito permanente de inovação. Uma escola a frente de seu tempo, que busca sempre novos caminhos para formar pessoas autônomas, cidadãs, capazes e realizadas, prontas para atuar em sociedade e transformar realidades. Com o objetivo de atender às demandas da atualidade e às mudanças de comportamento das novas gerações, implementamos diversas adequações, novidades e inovações na escola para este ano de 2016. Conheça o jeito Naça de educar, você vai se surpreender!

Saiba Mais

 

Pela infância que investiga

O Nacional sabe que a infância é a fase da vida em que temos o primeiro contato com o mundo. Por isso, desenvolveu um método de educação infantil que estimula a criatividade, imaginação e o conhecimento, através de atividades que permitem o desenvolvimento físico, intelectual e social. Tudo isso em um espaço seguro, lúdico e afetivo. Confira!

Saiba Mais

 
 
post3-01

Pela aventura de ler e escrever o mundo

A formação de opinião e valores começam a se desenvolver no Ensino Fundamental. Por isso, nessa etapa o estimulamos o aluno a despertar o pensamento investigativo de forma crítica, construtiva e interativa, por meio de projetos especiais, oficinas livres e atividades multidisciplinares. Conheça o jeito Naça de educar!

Saiba Mais

 

Pelas conquistas que marcam a vida

Aqui no Nacional, oferecemos um currículo diferenciado para o Ensino Médio, incentivando os alunos a participarem de projetos sociais, culturais e ambientais ligados à prática da cidadania e da autonomia. O aluno conta ainda com espaços inovadores de aprendizagem, criados para estudos intensivos e oficinas livres. Nosso maior orgulho é fazer tudo isso e ainda preparar o aluno para as maiores conquistas da vida. Só em 2015 foram 1092 estudantes aprovados em universidades públicas, sendo 741 na UFU. Mais que aprovados, pessoas que fazem a diferença no mundo. Confira!

Saiba Mais

 

Todos os níveis de ensino

Para adequar o espaço físico às inovações que chegam à escola, a unidade da Educação Infantil e Ensino Fundamental passará por obras que garantirão mais CONFORTO, ambientes ESPECÍFICOS por nível de ensino e área planejada para a prática de JOGOS de raciocínio, perspicácia e lazer. Espaços de convivência e área verde serão ainda mais valorizados.

Todos os níveis de ensino

Os tempos são outros e o Colégio Nacional, reconhecido por sua contemporaneidade, altera o horário de início das aulas, buscando mais eficiência no processo de ensino-aprendizagem, enquanto valoriza o convívio familiar e as possibilidades dos tempos atuais, em que as noites são mais ricas de atividades, interações online e físicas. Ganham os professores, que terão maior atenção e disposição por parte dos alunos e ganham as famílias que terão noites mais produtivas, sono mais profundo e recuperador e maior tranquilidade durante as refeições anterior à escola.

Manhã: das 8h às 12h15 ou 13h (6º horário)
Tarde: das 13h30 às 17h45 ou 18h30 (6º horário)

Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental

Para as crianças pequenas, o período fora da escola, muitas vezes representa tempo desperdiçado em frente à TV ou em atividades pouco produtivas e raramente assistidas por pessoa capacitada. Pensando nisso, o Colégio Nacional oferecerá aos alunos da EDUCAÇÃO INFANTIL e 1º ANO do Ensino Fundamental a oportunidade de passar o período da manhã na escola, desenvolvendo atividades físicas, lúdicas e culturais, estreitando o contato com a arte em suas diferentes linguagens e com o brincar, tão essencial à infância.
BANHO, ALIMENTAÇÃO e preparação para as aulas regulares da tarde estarão inclusos nesse serviço.

Ensino Fundamental 2

Temos percebido uma crescente procura das famílias por atividades extras que complementem, orientem e acompanhem os pré-adolescentes e adolescentes em seus estudos. Contudo, nem sempre os serviços encontrados resultam na eficiência desejada, seja pela inadequação do tempo ou mesmo do conteúdo desenvolvido. Diante disso, decidimos utilizar o conhecimento de nossa equipe, nossa experiência metodológica e espaço físico para oferecer esses serviços com a excelência da marca Nacional. Veja abaixo:

  1. Nacional Acompanha

Esse projeto tem o objetivo de criar hábitos de estudos diários, organizar a semana de atividades, orientar e acompanhar o desempenho dos alunos em seu dia-a-dia, além de tirar dúvidas e dar apoio para a solução das dificuldades, buscando a construção de procedimentos de estudos que os levem à autonomia.

  • Grupos de 12 alunos
  • 8 horas semanais
  • 2 dias na semana
  • Das 15h às 18h30
  • Vagas Limitadas
  1. Escolinha de Esportes

Esse projeto visa estimular a prática de esportes e atender as habilidades de grupos específicos, propiciando qualidade de vida por meio de atividades saudáveis. Serão oferecidos esportes como handebol, futebol de salão, tênis de mesa e outros para os quais surjam interesse. A oferta é por demanda com tempo de duração variável para cada modalidade esportiva e vagas limitadas.

  1. Projeto Criar

Mais voltado para as linguagens artísticas, esse projeto será oferecido para atender às individualidades de grupos de alunos em formato de oficinas. São cursos de curta duração, ofertados de acordo com o interesse dos estudantes. São eles: dança de salão, arte fotográfica, arte circense, teatro, literatura, história em quadrinhos etc. O tempo de duração é variável e segue as necessidades de cada oficina.
O Projeto Criar será incentivador para a formação dos clubes de alunos, que se organizarão para o desenvolvimento de atividades de interesse próprio, à sua escolha e prazer, culminando numa flexibilidade curricular.

Entenda como trabalhamos com a Educação Infantil  e com o Ensino Fundamental

Nessa fase, os jovens precisam desenvolver uma das principais competências necessárias à vida adulta: a competência relacional. Pensando nisso, o espaço físico do Ensino Médio será totalmente reformulado e revitalizado para garantir integração, conforto e qualidade para o desenvolvimento do currículo.

Praticidade e conforto

Todo o Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos) estará instalado na mesma unidade, à rua México. Ampliação dos espaços de convivência, alimentação e lazer com ambientes de leitura, estudos e mais jogos como tênis de mesa, pebolim, damas e xadrez, proporcionando maior conforto e possibilidades para a convivência.

Midiateca

Espaço de estudos exclusivo aos alunos do Ensino Médio, que deixarão de dividir o ambiente com os estudantes do pré-vestibular.

novidades-midiateca

Salas Conceito: espaços de aprendizagem

Espaço físico e interativo onde os jovens desenvolverão habilidades e competências propiciando a formação integral de um cidadão propositor e interventor na sociedade.

Conheça esses espaços:

Espaço MUDANTE

novidades-sala-mudante

Sala ampla, livre, preparada para o desenvolvimento de habilidades no campo da Música, Dança, Teatro e Psicologia.

Espaço Infinito

novidades-sala-infinito

Sala com equipamentos tecnológicos conectados à rede wi-fi de alta performance, cuja finalidade é desenvolver o trabalho colaborativo e multidisciplinar. Estúdio de TV e áudio, entre outras possibilidades.

Espaço 3E

novidades-sala-3e

Um espaço de ‘Estudo, Experimentação e Expressão’, específico para que, por meio de aulas cooperativas e colaborativas, aconteça o desenvolvimento de competências das áreas de Ciência da Natureza, Matemática, Literatura e Arte.

É hora de adequar também o horário de aulas à nova realidade. Foi-se o tempo em que as cidades eram pacatas e as pessoas se deitavam cedo. Nos dias atuais, as noites são ricas de possibilidades, seja para o contato físico ou a interação online, e o convívio familiar acontece, geralmente, de forma mais estreita neste período do dia.

Um outro ponto relevante é o rendimento escolar. Estudos comprovam que as novas necessidades sociais, as tendências específicas desse tempo de interação com a tecnologia, têm privado os adolescentes e seus familiares do período de sono profundo, tão necessário à reposição das energias diárias e à recuperação de células e órgãos. Além disso, é durante o sono profundo que o aluno registra o que aprendeu durante o dia.

Diante de tudo isso, o Colégio Nacional, reconhecido por sua contemporaneidade, altera, a partir de 2015, o horário de início das aulas, buscando mais eficiência no processo de ensino-aprendizagem, enquanto valoriza o convívio familiar e as possibilidades dos tempos atuais.

Manhã: das 8h às 13h
Tarde: das 13h30 às 18h30 

A crescente procura dos familiares por atividades extras com a finalidade de aprofundamento, atendimento e orientação aos jovens em seus estudos tem nos preocupado quanto à confiabilidade, o excesso prejudicial e à qualidade dos serviços oferecidos no mercado.

Diante disso e da possibilidade de oferecer um serviço que também possibilite o desenvolvimento de habilidades individuais, utilizaremos o conhecimento da nossa equipe, nossa experiência metodológica e nosso espaço físico adequado para oferecer o Programa CEAN, desenvolvido com segurança e a excelência da marca Colégio Nacional.

 

Aprofundamento, apoio, orientação e autonomia são as bases do CEAN, que foi idealizado e estruturado por uma equipe multidisciplinar com a finalidade de atender as necessidades específicas dos estudantes.

Serão oferecidos quatro projetos:

Projeto MEDITA

Criado para atender demandas específicas de alunos que participarão dos processos seletivos de Medicina, IME (Instituto Militar de Engenharia), ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e outros concursos que se tornam singulares por sua concorrência e dificuldades específicas nas disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia.

  • Grupos de 40 alunos
  • 8 aulas semanais
  • 2 dias na semana
  • Das 15h às 18h30
  • Vagas limitadas

Projeto ASA – Ações Sistematizadas para Autonomia

Esse projeto tem o objetivo de criar hábitos de estudos diários, organizar a semana de atividades, orientar e acompanhar o desempenho dos jovens em seu dia-a-dia, trabalhando os vários procedimentos de estudos em todas as áreas do conhecimento. Contará com plantões para atendimento às dúvidas e acompanhamento da evolução no desempenho, tendo em vista a construção da autonomia.

  • Grupos de 16 alunos
  • 8 aulas semanais
  • 2 dias na semana
  • Das 15h às 18h30
  • Vagas limitadas

Projeto Leitura, Atualidades e Produção de Textos

Esse projeto visa apresentar temas da atualidade por meio de leitura, debates com especialistas e produção de textos, com o objetivo de aprimorar a competência leitora, escritora e argumentativa. O curso empregará metodologias diferenciadas e apresentará três momentos específicos no mesmo dia:

  • atualidades + debate + exercícios + correção
  • redação + estrutura + produção
  • correção junto com o aluno + orientação para a reescrita
  • Grupos de 16 alunos
  • 6 aulas semanais
  • 1 dia na semana
  • Das 14h15 às 19h15
  • Vagas limitadas

Projeto CRIAR

O Projeto Criar pretende ser o incentivador para a criação dos clubes de alunos, em que adolescentes com o mesmo interesse se unirão para o desenvolvimento de habilidades que lhes proporcionem prazer, desejo pelo aprender, satisfação em saber, enquanto, com isso, aumentam sua flexibilidade curricular.
O Projeto Criar tem foco no desenvolvimento de habilidades específicas voltadas para arte, cultura, novas tecnologias e empreendedorismo. Será oferecido em forma de oficinas tais como, fotografia, literatura, história em quadrinhos, gastronomia, teatro, dança, games etc. São cursos de curta duração, realizados por demanda, com tempo variável de acordo com as necessidades de cada oficina.