Apoio emocional

A Tutoria é um sistema criado para estreitar o acompanhamento dos alunos e suas famílias, com focos no acolhimento, no desempenho escolar e no desenvolvimento emocional. Em parceria com a coordenação pedagógica, este profissional desenvolve uma série de intervenções ao longo do ano que tocam em questões vivenciadas pelos alunos dentro e fora da escola.

Além de mediador de conflitos por excelência, este profissional atua no fomento do diálogo em todos os níveis, sobretudo, nos momentos em que os indivíduos experimentam mudanças, como a transição de nível de ensino, a escolha da profissão e a preparação para processos seletivos.  Assim, o tutor tem o compromisso de viabilizar situações de diálogo que estimulem o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para o exercício da vida, seja na escola ou fora dela.

Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, o tutor  é o próprio professor regente, que já está em contato direto com seus alunos. No Ensino Fundamental II e Médio, o tutor atua por meio de intervenções extraclasse, realizando atividades como palestras, trocas de experiências e debates.

Para o Ensino Médio, o tutor é um psicólogo nas unidades de maior porte e, nas unidades menores, é um professor que exerce essa função, sempre em parceria com a psicologia local. É importante destacar, ainda, que no Ensino Médio e cursos Pré-vestibulares, o atendimento emocional é intensificado, em função da fase do desenvolvimento em que os alunos se encontram.  Nessa etapa da vida escolar, a tutoria tem papel fundamental na realização do Programa de Orientação Profissional – POP e no desenvolvimento de momentos de distensão que antecedem processos seletivos.