Apoio pedagógico

Ao entrar em nossas escolas, nossos alunos imergem em um processo educativo, ainda que informal, em que as equipes de apoio pedagógico tem fundamental importância. Ao ampliar o alcance dos processos, também reafirmam o sentido da Educação para além da sala de aula, sintonizadas ao nosso propósito de cuidar de si, cuidar do outro, cuidar deste lugar.

As equipes de serviços gerais (limpeza e jardinagem), além de garantirem a saúde e o bem-estar nos ambientes, estão comprometidas com nosso Programa de Sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento de um senso de preservação, do cuidado com o lugar em que vivemos durante a maior parte dos dias.

A princípio, caberia aos inspetores de pátio assessorar a coordenação pedagógica na gestão dos espaços de convivência das escolas, garantindo o contrato didático que estabelece direitos e deveres de todos os grupos da comunidade escolar. Mas estes profissionais vão além: são parceiros de nossos alunos, construindo uma relação de cumplicidade, que os ajuda a gerir sua autonomia, a entender os limites e a refletir sobre seu comportamento.

Na recepção e secretarias, alunos e seus familiares podem se informar sobre todas as atividades realizadas na unidade. Estes profissionais contribuem ainda para o fluxo de alunos e colaboradores e colaboram com professores e coordenadores na ponta dos processos, recolhendo atividades avaliativas, divulgando atividades, etc.

As encarregadas da alimentação mediam a relação de toda a comunidade escolar com o alimento. Seu trabalho promove a saúde e a educação alimentar, além de estimular a reflexão sobre o processo de produção do lixo. Estas profissionais trabalham em sintonia com as equipes de serviços gerais, sobretudo, para garantirem a separação entre os resíduos orgânicos e os demais, uma das atividades mais importantes do Programa de Sustentabilidade do Colégio Nacional.