Coordenação de área

Para sincronizar a prática pedagógica ao projeto de educação que vem sendo construído coletivamente pela equipe do Colégio Nacional, foi criada em 2009 a coordenação de área, como uma das estratégias para a elaboração de um currículo interdisciplinar no Ensino Médio.

Esta mudança de perspectiva já vinha sendo conduzida pelo Núcleo Pedagógico em todos os níveis de ensino. Mas a crescente importância do Enem, que passou de uma ferramenta de avaliação do Ensino Médio a uma das principais vias de acesso ao Ensino Superior público, tem exigido uma rápida adaptação das escolas a sua metodologia de avaliação. O Enem não opera por meio de disciplinas, mas de áreas do conhecimento, pois tende a interdisciplinaridade.

Assim, a criação de uma coordenação de área permitiu que, no Ensino Médio, cada área do conhecimento (Matemática; Linguagens, Códigos e Redação; Ciências da Natureza e Ciências Humanas) fosse coordenada por um educador experiente da instituição, que acompanha o trabalho dos professores da sua área, orientando e funcionando como elo entre as diferentes disciplinas, além de ter papel fundamental na formação de formadores.