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Formação

“Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão da prática.”  Paulo Freire

 

Construir seu próprio conhecimento, reconhecer o conhecimento do outro, alterar uma perspectiva de Educação. Desde os primeiros sonhos, o Colégio Nacional se comprometeu em desenvolver um projeto pedagógico próprio, capaz de formar pessoas preparadas para lidar com as questões e exigências do seu tempo. Significava que tudo estava por fazer. Neste desafio, contamos, sobretudo, com educadores dispostos à renovação, em um intenso movimento de mudanças pessoais e profissionais. Apenas assim avançamos na construção participativa de um novo projeto.

 

Com a implantação do Ensino Regular, em 1990, desenvolvemos um plano de ações que tinha como meta oferecer aos nossos colaboradores espaços pontuais de formação, que possibilitassem aprofundar os estudos e discutir temas que não faziam parte do currículo dos cursos universitários tradicionais. Investindo nessa perspectiva de formação, trouxemos pesquisadores em Educação que, com suas vivências em gestão, educação e relações humanas, mediaram a investigação de nossos educadores em diversos âmbitos.

 

Entre eles, destacamos o professor Litto – Escola do Futuro/USP; José Pacheco – Escola da Ponte/Portugal; Gilberto Dimenstein – Projeto Aprendiz; Cláudia Siqueira – Instituto Sidarta; os escritores Rubem Alves e Celso Antunes; e os pesquisadores Nilson José Machado – USP, Paulo Ronca e Mário Sérgio Cortella – PUC, Alícia Fernandez – Argentina, Madalena Freire, Jairo Bauer (adolescência) e Ladislau Dowbor (novas tecnologias).

 

Com a criação do Núcleo Pedagógico, em 2009, a formação deixou de ser realizada pontualmente, por meio de palestras, e passou a ser processual, sistematizadas em formações focais, locais e centrais para que nossos profissionais participassem de atividades contínuas de reflexão, avaliação e proposição sobre a prática e tivessem condições de transpor para a sala de aula as práticas e os valores que regem a política pedagógica. Acreditamos que a formação é a melhor forma de manter o educador vivo, energizado, atuante no seu tempo e espaço históricos, crescendo no saber e na ética.