Publicações

Nossas publicações começaram como parte de um esforço de documentação da nossa história e das práticas que desenvolvemos em nossas escolas. Em meio a livros, materiais didáticos e artigos de autoria de educadores, colaboradores e até mesmo pais e alunos, é possível identificar traços do nosso projeto de educação, voltado para uma formação humana, criativa e autônoma dos indivíduos. Fique à vontade para passear por nossa estante, que traz com cada um de seus autores um pedacinho do diverso cenário de que se constitui a nossa história.

 

NAO Recursos DidaticosO material didático publicado pelo Colégio Nacional é um instrumento complementar das práticas pedagógicas que tem como grande objetivo apoiar e direcionar as atividades dos professores de acordo com as diretrizes propostas pela escola.

Além disso, contribui para a aplicação prática de conhecimentos teóricos, por meio de exercícios exclusivos elaborados por nossa equipe pedagógica. Seu conteúdo é selecionado com base nas expectativas de aprendizagem traçadas para cada nível do ensino regular e sintonizado com as abordagens dos principais processos seletivos do país, possibilitando a concretização das premissas estabelecidas pelo projeto pedagógico para a formação integral de nossos alunos. 

NAO LivrosNossa vida é feita de histórias. São elas que movem o mundo. Pessoas que conhecemos, troca de experiências, viagens, sonhos, aprendizados. Dentro de uma escola, vivências como essas acontecem de uma maneira muito intensa. A fim de relatar algumas dessas histórias e impressões sobre o mundo, o Colégio Nacional organizou uma série de publicações. São livros escritos coletivamente, de autoria de alunos, professores, coordenadores e colaboradores, cheios de poesia, desenhos, crônicas e textos livres sobre os mais diversos temas.

 

 

 

  •  Você… não imagina o que eu tenho pra dizer!

Ano: 2005

Autores: Alunos do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Nacional

Organização: Professores do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Nacional

 

  • Na BR da Vida… Buscando nossos caminhos

Ano: 2004

Autores: Alunos do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Nacional

Organização: Professores do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Nacional

 

  •  “O comando e o sentido” das coisas que fazem o coração bater

Ano: 2001

Autores: Alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Nacional

Organização: Núcleo de Códigos e Linguagens

 

  •  Sonhos de um Brasil jovem e de um jovem brasileiro

Ano: 2006

Autores: Alunos do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Nacional

Organização: Professores do Ensino Médio do Colégio Nacional

 

  • Eu registro, tu registras, nós fazemos história.

Ano: 2009

 

  •  Pequenos contos Grandes lições

Ano: 2008

Banner 650-300 - PUBLICACOES Impressoes InfantisAs crianças têm um olhar sobre o mundo que pode abrir os olhos de muitos adultos. Ao brincar com as palavras, elas ressignificam constantemente a realidade, ousam e questionam fatos insondáveis. Para os pais, essas impressões do mundo são um refresco para um cotidiano muitas vezes engolido pela pressa do trabalho, que perde a alegria da brincadeira e só se acostuma.

Pensando nisso, desde 2009, o Colégio Nacional lança anualmente a publicação “Impressões Infantis”. A intenção é estimular a expressão oral dos alunos e valorizar os momentos de convívio das famílias por meio do registro escrito das falas dos pequenos. Assim, os pais passam a exercitar a escuta atenta das representações que seus filhos elaboram sobre o mundo. E, juntos, passam a experimentar, questionar e agregar novos significados às diversas situações da vida cotidiana.  

No final do ano, um livro é produzido com o material coletado pelos pais, apresentando um conjunto de frases com relatos de comentários pra lá de inusitados feitos pelos nossos queridinhos da Educação Infantil de todas as unidades. O Impressões Infantis vem para nos lembrar que os pequenos têm mesmo muito a nos ensinar!

Banner 650-300 - PROJETOS Ecos na educacaoA revista Ecos na Educação foi publicada em 2011 como uma edição comemorativa dos 25 anos de vida do Colégio Nacional. Seu objetivo é compartilhar com a comunidade artigos sobre o projeto pedagógico da instituição e reflexões sobre as práticas educacionais desenvolvidas na rede.

O ato de registrar – e publicizar o registro – propicia a transformação e o aprimoramento dos fazeres nas escolas, além de valorizar a produção científica e a autoria dos profissionais que estão construindo cotidianamente o nosso projeto de Educação.