O Projeto

 

Foto: Beto Oliveira

Foto: Beto Oliveira

“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.”

(Fernando Birri)

No Colégio Nacional, os assuntos que dominam o noticiário internacional são vivenciados na prática por meio da Simulação de Relações Internacionais (Simuna), realizada pela escola desde 2008.

Durante quatro dias de atividades, a unidade do Ensino Médio de Uberlândia é transformada em um ambiente diplomático – inspirado nos MUN’s (Modelos de Relações Internacionais das Nações Unidas), em que os estudantes assumem os papéis de embaixadores, governantes, jornalistas e ativistas, com o desafio de representá-los com o máximo de veracidade em debates sobre questões ambientais, econômicas, culturais, sociais e políticas do mundo contemporâneo.

Seguindo uma tradição histórica, a Simuna envolve, na participação e organização, alunos e ex-alunos do Colégio Nacional. O evento é aberto, ainda, a universitários e estudantes do Ensino Médio de instituições públicas e privadas de Uberlândia e região.