Apresentação

Caros estudantes, colaboradores e demais participantes,

Sejam todos bem-vindos à 12ª edição da Simulação de Relações Internacionais do Colégio Nacional, que neste ano será realizada entre os dias 27 e 30 de junho.

A SIMUNA é um modelo que reconstrói, em pequena escala, comitês das Nações Unidas e outras organizações internacionais, além de encontros históricos e agências de comunicação escrita e audiovisual que, cotidianamente, acompanham os principais acontecimentos do mundo. SIMUNA também é um grande painel artístico, multifacetado e que reúne interpretações teatrais, direção de documentários, desenhos de humor, apresentações musicais, compondo, por meio da diversidade, um espaço que promove o desenvolvimento do sujeito como um todo, usando autonomia e alteridade.  

O Projeto surgiu em 2008 como um evento pequeno, articulado pelos estudantes do Ensino Médio, com apoio dos professores, coordenadores e outros integrantes do corpo pedagógico do Colégio Nacional, oferecendo um espaço aberto e democrático, em forma de simulação, dentro do qual os participantes representam embaixadores, presidentes, juízes, chefes militares, jornalistas, fotógrafos, ativistas de organizações não governamentais, artistas, experimentando diversos papéis relevantes no cenário internacional.

E o que esse projeto pretende? A SIMUNA pretende algo ambicioso: convidar, durante um fim de semana, as lideranças políticas e as organizações que fizeram história e atualmente debatem as questões fundamentais no mundo para conversarem mais uma vez dentro de nossas salas de aula, por meio de uma simulação na qual nossos jovens são desafiados a pensar o mundo, debatendo possíveis soluções para os impasses econômicos, sociais e humanitários que ainda assolam o nosso tempo. Muitos destes estudantes-delegados, envolvidos nesses quatro dias do evento, tornam-se comprometidos nos anos seguintes, e provavelmente por toda uma vida, com questões tão relevantes.

Em 2019 o tema será: “Tupi or not Tupi: That is the question”. Intrigante, não é mesmo?

A Simuna ocorrerá nos dias 27, 28, 29 e 30 de junho, na Unidade México. Todos estão convidados a conhecer de perto essa boniteza que contribui com o ‘desenrolar’ dos jovens e adultos que participam direta ou indiretamente desse momento.

Você é SIMUNÁTICO? Não?!!! Então venha viver conosco essa maravilhosa aventura!!!