Ontem (19), estudantes de diversas escolas de Uberlândia, entre eles Ana Clara A. Jardim (2º Ômega), André M. Ribeiro (1º Épsilon), Camila P. Borges (2º Ômega) e Victória Pasqual (2º Mi), do Colégio Nacional de Uberlândia, receberam uma Moção de Aplausos concedida pela Câmara Municipal em razão de sua participação no projeto Parlamento Jovem Brasileiro. O Colégio Nacional também foi homenageado com a solenidade, recebida por Robson Carneiro, gestor do Ensino Médio da unidade.
O Parlamento Jovem Brasileiro é um projeto realizado anualmente pela Câmara dos Deputados que tem como objetivo oferecer um espaço para que alunos de escolas públicas e privadas de todo o país possam conhecer e vivenciar o trabalho do poder legislativo, bem como exercer mecanismos de participação popular na elaboração de leis. Trata-se de uma jornada parlamentar, em que os jovens passam por todos os trâmites necessários para a submissão de um projeto de lei e para sua possível aprovação. Neste ano, Uberlândia formou a primeira turma do Parlamento Jovem da cidade e o tema discutido foi a terceira idade.

O gestor Robson Carneio recebe homenagem em nome do Colégio Nacional.
Eliphetele da Silva, coordenadora do projeto, explica a importância de iniciativas como essa, que buscam dar espaço ao jovem cidadão para o exercício da democracia: “aqui eles não simulam nada, eles participam mesmo, cultivam esse olhar para o outro, pensam em alternativas de melhorar a vida do outro. O Parlamento Jovem do interior, por exemplo, já chegou a elaborar e aprovar uma lei por meio da Comissão de Participação Popular, que foi o lanche para Ensino Médio de escolas públicas”, esclarece.
A etapa regional do projeto Parlamento Jovem Brasileiro será realizada no dia 5 de setembro com participantes dos Parlamentos Jovens de Uberaba, Uberlândia, Conceição das Alagoas e Iturama. Na ocasião, os estudantes discutirão os projetos apresentados até o momento, com o objetivo de levar as propostas até a etapa estadual, que será realizada em Belo Horizonte.