Projetos e eventos - Simuna

Por um mundo possível

Banner 650-300 - PROJETOS Simuna“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.”

Fernando Birri

No Colégio Nacional, os assuntos que dominam o noticiário internacional são vivenciados na prática na Simulação de Relações Internacionais – Simuna, desde 2008. Durante quatro dias de atividades, as unidades de Ensino Médio são transformadas em ambientes diplomáticos, no qual os estudantes assumem o papel de embaixadores, governantes, jornalistas, ativistas, com o desafio de representar, com o máximo de veracidade, o seu país no debate de problemas ambientais, econômicos, sociais e políticos do mundo contemporâneo.

Seguindo uma tradição histórica, a Simuna envolve, na participação e organização, alunos do Ensino Médio do Nacional e graduandos de universidades públicas e privadas de Uberlândia e região. No ano de 2014, a Simuna foi absorvida por todas as unidades do Colégio Nacional, tornando-se um evento institucional que passou a ser realizado também com a participação das sedes de Araguari, Catalão e Ituiutaba.