Projetos e eventos - Bienal do Livro

Seja na dimensão técnica, intelectual ou humana, a capacidade ler e escrever de maneira reflexiva contribui para a formação de sujeitos capazes de compreender os diversos textos que circundam a nossa existência e seus vários contextos.

Nesse sentido, o Colégio Nacional promove, desde 2009, a Bienal do Livro, com a participação dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. O objetivo é fortalecer os hábitos da leitura e da escrita como práticas culturais por meio de atividades que despertem nos pequenos o prazer pela apreciação e pela criação, reforçando desde cedo a importância de ler para ser.

Na Bienal do Livro, além de demonstrar seu processo criativo em variados gêneros, as turmas fazem apresentações culturais, tratando do texto por meio da música e do teatro, cantando e contando histórias. Esse momento, além de estimular um vínculo entre as crianças e seus pais, também é uma forma de os adultos obterem informações sobre obras literárias de qualidade.

A Bienal do Livro abriga ainda um espaço para a exposição de editoras e livrarias, promove rodas de conversas com autores e ilustradores da região e organiza ainda um sebo, que é montado por meio da doação de livros.