Tem jeito sim - Pequenas Ações Agora

Banner 650-300 - TEM JEITO SIM Pequenas acoes… geram grandes impactos no futuro

 

“O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem.” (Rubem Alves)

 

A iniciativa Pequenas ações agora foi criada em 2013 em razão ao Dia Mundial do Meio Ambiente e acabou se desdobrando em um projeto que busca instigar e estimular a população a reconhecer a importância que os comportamentos individuais têm para a coletividade, por meio de intervenções poéticas.

A primeira ação, na verdade, se desdobrou em duas complementares: uma série de intervenções urbanas produzidas na cidade de Uberlândia – MG e nas unidades da rede Colégio Nacional. A ideia era colocar, estrategicamente, em locais públicos e nas unidades do Colégio Nacional mudas de árvore com um convite para que as pessoas preservassem aquele local (Cuide deste lugar), plantando uma árvore. Alunos, colaboradores e moradores da cidade podiam escolher ganhar ou não este presente.

A segunda ação foi produzir um vídeo que mostrava a reação e o comportamento das pessoas diante das mudinhas. Entre vários casos, encontramos uma garota que chamou atenção. Ela encontrou nosso presente em uma praça central de Uberlândia e, apesar de todas as dificuldades, ao se ver naquela situação, ela sentiu que sua missão era plantar aquela pequena árvore. Este comportamento nos inspira e reforça nossa crença nos atos simples como uma semente para comportamentos mais comprometidos e cidades mais verdes e felizes.