Conheça os jurados do 2º Festival NaCena!
Em tempos de pandemia, nunca precisamos tanto da arte. É através dela que nos expressamos e mostramos as nossas opiniões e posicionamentos, e é ela que desanuvia nossa mente das preocupações. Espinha dorsal do projeto educacional do Colégio Nacional, a arte se desdobra no ensino de várias maneiras: como a música, o teatro e a dança.
Em 2019, fizemos a primeira edição do Festival NaCena de Teatro, que teve um encerramento maravilhoso na Escola Livre do Grupontapé de Teatro. Para 2020, tivemos que nos reinventar. O isolamento nos tocou de maneiras e formas diferentes. Por isso, a 2ª Edição do Festival NaCena se tornou on-line. Isso não quer dizer que não teremos tempo para celebrar a magnitude artística de nossos participantes, pelo contrário, trataremos de honrar nos próximos dias, o trabalho maravilhoso que cada um deles fez em suas próprias casas, escrevendo o próprio roteiro, gravando e editando suas apresentações.
Como não fazemos nada sozinhos, precisamos apresentar nosso corpo de jurados. As pessoas que vão avaliar e decidir os 12 finalistas desta festa da arte:

CLARITA CLAUPERO
Graduada em Pedagogia pela Faculdade Católica de Uberlândia. Formação técnica em Dança incluindo Ballet clássico, Dança Moderna, Dança Contemporânea, jazz e Dança de salão. Realizou cursos de aperfeiçoamento em São Paulo, Joinville, Cuba, Portugal, Moscow e São Petersburgo. Em 1990, integrou-se no Grupo Vórtice Cia de Dança com direção de Guiomar Boaventura, onde concluiu sua formação na Técnica Vaganova. Com o Grupo participou de vários festivais nacionais e Internacionais. Em 2001, participou de um curso para professores do método vaganova na Rússia. Realizou cursos de aperfeiçoamento em São Paulo, Joinville, Cuba, Portugal, Moscow e São Petersburgo.
Em 1990, integrou-se no Grupo Vórtice Cia de Dança com direção de Guiomar Boaventura, onde concluiu sua formação na Técnica Vaganova. Com o Grupo participou de vários festivais nacionais e Internacionais. Em 2001, participou de um curso para professores do método vaganova na Rússia. Representou o Brasil nas comemorações dos 500 anos do Descobrimento, em Portugal. Em Moscow apresentou no Teatro da Escola Coreográfica do Bolshoi Ballet Academy. Apresentou-se em vários festivais como: Araxá, Goiânia, Franca, Ribeirão Preto, Florianópolis, Santos, Joinville, Recife, Belo Horizonte, Indaiatuba. Em 2009, foi convidada para trabalhar como diretora assistente, professora e bailarina-interprete no grupo Terracotta Dança Afro contemporânea uma associação ligada à pesquisa e preservação da cultura afro-brasileira. Diretora da EDCC Escola de Dança desde 2017. Hoje a escola EDCC está com duas unidades no colégio Nacional. No ano de 2019, inauguração da sede da EDCC Escola de dança.

FERNANDA NOCAM
Fernanda Nogueira Campos Rizzi, conhecida como Fernanda Nocam, nascida em Uberlândia em 1977, descobriu o teatro na escola aos 10 anos. Desde os 15 passou a realizar cursos e a compor grupos amadores na cidade. Descobriu que amava cantar, escrever, dirigir, produzir, com amigos montou em Ribeirão Preto a produtora de arte B7C. Formou-se em psicologia e partiu para o Rio de Janeiro para participar de uma montagem, posteriormente voltou a Uberlândia e dedicou-se ao mestrado e doutorado e ao estudo e prática do Teatro do Oprimido e Teatro Espontâneo. Estudiosa da psicanálise, aliou em seu trabalho com arte ao estudo psíquico. No doutorado em Portugal, compôs o Grupo de TeatCoimbra, além de representar o Brasil cantando em eventos da CPLP. Em São Paulo foi psicológa da Escola de atores Wolf Maya, e atriz da Azenha de Teatro. É co-organizadora do livro Saúde Mental e Arte. Editora do Caderno de Artes dos Cadernos Brasileiros de Saúde Mental.

CAMILA AMUY
Camila Amuy é produtora cultural desde 2015 na cidade de Uberlândia-MG, formada em Teatro pela UFU – Universidade Federal de Uberlândia, Publicidade e Propaganda pela ESAMC e pós graduanda em Gestão Cultural pelo SENAC. Em 2016 aprofundou seus estudos na ESTC – Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa/Portugal) e estagiou no Teatro Nacional de São Carlos e Companhia Nacional de Bailado (Lisboa/Portugal). Com essa experiência multifacetada, Camila desenvolve projetos e eventos principalmente nas áreas de teatro, música e audiovisual. Projetos: Festival Timbre (2016 – 2019), Minas – Encontro de Mulheres Palhaças (Produção – 2017-2019), Peça A festa do Fim do Mundo (Direção e produção (2017-2019), Peça o dia de Alan (Atuação e Produção- 2017-2020) , Virada Cultural de Uberlândia (Produção 2017-2018), Festival Minas Music (Comunicação 2017), Festival Arte na Praça (2015 – 2016), Rádio Dramática (2020), A Grande Proposta – Uma novela Digital (2020), Sintonia Cultural (2020) entre outros.

CLAUDIA MIRANDA
É atriz, produtora e pesquisadora e professora. Mestre em Artes Cênicas na linha Artes Cênicas: poéticas e linguagens da cena pela Universidade Federal de Uberlândia possui graduação em Educação Artística – Habilitação em Artes Cênicas pela mesma universidade e curso técnico em interpretação pela Escola de Arte Dramática -USP. Pesquisa Cena Contemporânea, corporeidade e autobiografia cênica. É co- fundadora da SasDuas Cia de Teatro, participou de diversos grupos em Uberlândia e São Paulo nos quais atuou como atriz e produtora. Foi diretora de produção do projeto Perspectivas Intercambiáveis: O Teatro na Aldeia Gapgir ( Realizado em parceria com o Povo Paiter Suruí de Rondônia e Cia Teatro Balagan). Como educadora atuou em vários projetos e / ou programas financiados por verba pública, além de escolas básicas. Atualmente é como professora substituta do Curso de Teatro – UFU e membro da Comissão de avaliação e seleção de projetos do PMIC- Uberlândia.

SAMUEL GIACOMELLI
Samuel Giacomelli é ator, diretor e dramaturgo. Doutorando em Artes da Cena (UNICAMP), Mestre em Artes e Graduado em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente ocupa o cargo de Gestor Cultural na área de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia na gestão do Cine Teatro Nininha Rocha, do Centro Municipal de Cultura, e já esteve frente da gestão do Teatro Municipal de Uberlândia de 2013 a 2019. Possui larga experiência na área artística, com ênfase em Artes Cênicas, atuando principalmente em: teatro, dança, performance, dramaturgia, literatura, cinema, áudio-visual, artes visuais, gestão e produção cultural.