back4

Educação Infantil

Brincar: pela infância que investiga

É papel da Educação Infantil promover o direito à infância por meio de experiências múltiplas que possibilitem o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social das crianças em um ambiente seguro, lúdico e afetivo. Nossa proposta para a Educação Infantil tem como principais objetivos:

  • Estimular a criatividade
  • Oferecer um espaço educador
  • Reconhecer experiências que agreguem conhecimento às crianças e permitam a elas o reconhecimento da autoria e autonomia, sempre voltadas ao cuidar de si, do outro e do meio ambiente
  • Motivar a imaginação e o brincar
  • Explorar a linguagem verbal e corporal
  • Estimular o contato com a natureza
  • Explorar a diversidade cultural e a expressividade das linguagens artísticas
  • Estimular o conhecimento matemático

 

Aula sem sono (todos os níveis de ensino)

Atento aos comportamentos atuais, as aulas diurnas do Colégio Nacional começam às 8h, valorizando o convívio familiar noturno e a disposição por parte dos alunos, o que gera maior eficiência no processo ensino-aprendizagem. O horário do almoço também é mais tranquilo, já que as aulas da tarde começam às 13h30.

Tarde: das 13h30 às 17h45 – Educação Infantil ou Ensino Fundamental I
Manhã: das 8h às 12h15 ou 13h (6º horário) – Ensino Fundamental II

 

Período Estendido (Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I)

Fiel à cultura da infância e certos da importância do estímulo e da participação no desenvolvimento físico, psicológico, cognitivo e social das crianças, o Colégio Nacional oferece aos alunos da Educação Infantil e 1º Ano do Ensino Fundamental I a oportunidade de passar o período da manhã na escola, com professor qualificado para atendimento de acordo com a faixa etária, rotina de trabalho diferenciada e atendimento individualizado.

O desenvolvimento das atividades físicas, culturais e artísticas, terão como foco do estudo os grupos de aprendizagem, criando um corpo coletivo de conhecimentos. As diferentes linguagens, a valorização do lúdico e do brincar, a experimentação e a problematização serão componentes das metodologias de ensino empregadas nesse segmento.

Banho e alimentação, bem como a preparação para as aulas regulares do período da tarde serão pilares do CUIDAR que, juntamente com o EDUCAR, comporão os pilares desse período estendido.