back2

Ensino Médio

Pela autonomia e cidadania que transformam e pelas conquistas que marcam a vida

O Ensino Médio marca a passagem da segunda infância para a vida adulta. Esse é o momento de solidificar valores, avaliar atitudes e definir projetos de vida. É uma fase de transição, talvez a mais importante da vida escolar, marcada pela conclusão do Ensino Básico e pela escolha profissional. Para que o aluno tenha mais segurança e possibilidades de sucesso em suas escolhas, oferecemos:

 

Gestão com foco no ENEM:

  • Estruturar os processos de pesquisa científica
  • Desenvolver o senso estético por meio de vivências artísticas
  • Estimular a resolução de problemas de forma interdisciplinar e contextualizada
  • Fomentar a prática esportiva para desenvolver habilidades físicas, sociais e emocionais
  • Promover situações reais para o exercício da cooperação
  • Promover a responsabilidade compartilhada
  • Fomentar o contato com a diversidade sociocultural
  • Exercitar a autonomia, o autoconhecimento e a autoestima
  • Agir dentro de princípios e valores institucionais e familiares

 

Projetos sociais, culturais e ambientais:

  • Enriquecimento curricular no Ensino Médio tão necessários às novas exigências de participação futura em programas de incentivo, tais como o Ciências sem Fronteiras na universidade.
  • Projetos especiais: Ciência e Cidadania (reconhecido pela UNESCO), SIMUNA – Simulação das Relações Internacionais, Estudos de meio, Projeto Profissões, Papo cabeça, Intervalos e horários culturais.
  • Inserção no mundo do trabalho (por meio de convênios, como o programa Menor Aprendiz)
    • Projeto Monitoria Júnior
    • Vivências em empresas e instituições para contato com as diversas profissões

 

Aula sem sono

Atento aos comportamentos atuais, as aulas diurnas do Colégio Nacional começam às 8h, valorizando o convívio familiar noturno e a disposição por parte dos alunos, o que gera maior eficiência no processo ensino-aprendizagem. O horário do almoço também é mais tranquilo, já que as aulas da tarde começam às 13h30.

Manhã: 8h às 13h – Tarde: 13h30 às 18h30.

 

CEAN e Salas Conceito

Aprofundamento, apoio, orientação e autonomia são as bases do CEAN – Centro de Estudos Avançados do Nacional, que oferece oficinas livres e estudos intensivos em Salas Conceito especialmente adaptadas às novas metodologias (Espaço Mudante, Espaço Infinito e Espaço 3E). Confira os projetos oferecidos pelo CEAN:

 

Medita

Criado para atender demandas específicas de alunos que participarão dos processos seletivos de Medicina, IME (Instituto Militar de Engenharia), ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e outros concursos que se tornam singulares por sua concorrência e dificuldades específicas nas disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia.

Periodicidade: 8 aulas semanais, 2 dias na semana, das 15h às 18h30 – Vagas limitadas.

 

Projeto Criar

O Projeto Criar tem foco no desenvolvimento de habilidades específicas voltadas para arte, cultura, novas tecnologias e empreendedorismo. Será oferecido em forma de oficinais, tais como fotografia, literatura, história em quadrinhos, gastronomia, teatro, dança, games, aplicativos (app), xadrez, práticas empreendedoras, etc.

Periodicidade: curta duração, por demanda.

 

Projeto ASA - Ações Sistematizadas para Autonomia

Esse projeto tem o objetivo de criar hábitos de estudos diários, organizar a semana de atividades, orientar e acompanhar o desempenho dos jovens em seu dia a dia trabalhando os vários procedimentos de estudo em todas as áreas do conhecimento. Contará com plantões para atendimento às dúvidas e acompanhamento da evolução no desempenho, tendo em vista a construção da autonomia.

Periodicidade: 8 aulas semanais, 2 dias na semana, das 15h às 18h30 – Vagas limitadas.

 

Projeto Leitura, Atualidades e Produção de Textos

Esse projeto visa apresentar temas da atualidade por meio de leitura, debates com especialistas e produção de textos com o objetivo de aprimorar a competência leitora, escritora e argumentativa. O curso empregará metodologias diferenciadas e apresentará três momentos específicos no mesmo dia:

  • atualidades + debate + exercícios +correção
  • redação + estrutura + produção
  • correção junto com o aluno + orientação para reescrita

Periodicidade: 8 aulas semanais, 2 dias na semana, das 15h às 19h15 – Vagas limitadas.