Sustentabilidade

“De uma coisa sabemos. A terra não pertence ao homem: é o homem que pertence à terra, disso temos certeza. Todas as coisas estão interligadas, como o sangue que une uma família. Tudo está relacionado entre si. Tudo quanto
agride a terra, agride os filhos da terra. Não foi o homem quem teceu a trama da vida: ele é meramente um fio da mesma. Tudo o que ele fizer à trama, a si próprio fará.” 

(Carta do Cacique Seattle – 1855)

 

O Programa de Sustentabilidade do Colégio Nacional é o eixo norteador da escola no que se refere às questões de sustentabilidade, permeando as dimensões ecológica, social, cultural e econômica. Seu principal objetivo é fortalecer e ampliar o pensamento ecológico na comunidade escolar, levando reflexos para toda a sociedade. Com base no Programa Tem Jeito Sim, nos princípios da Carta da Terra, nos direcionamentos da Unesco e da NBR ISO 14001, propõe ações práticas e provoca o pensamento crítico, passando pelas diversas áreas de atuação da escola, do setor administrativo ao pedagógico.

O Programa de Sustentabilidade é dividido em três eixos de atuação: conscientização socioambiental; uso responsável dos recursos; gestão adequada dos resíduos. Assim, por meio de ações locais, busca, além reduzir o impacto ambiental causado pela empresa, formar cidadãos conscientes de sua responsabilidade planetária para a construção de uma sociedade mais equilibrada, harmoniosa e integrada ao ambiente.

Para conhecer o projeto de sustentabilidade, clique aqui: Programa de sustentabilidade – Colégio Nacional